Sobre a defesa da Tese

Imagem

Expansão Territorial das Merópoles: população, economia e tendências

Defendi, no último dia 29 de fevereiro, minha Tese de Doutorado, cujo título é “Expansão Territorial das Metrópoles: população, economia e tendências”, dentro do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da UFRJ (PROURB).

O trabalho explorou as tendências da evolução do sistema metropolitano e da reestruturação do espaço intrametropolitano brasileiro no contexto dos processos de globalização e reestruturação econômica. Procurando avançar em modos sistemáticos para compreender o desenvolvimento espacial das metrópoles, a tese foi elaborada a partir de três eixos metodológicos: a) análise da distribuição da população no interior das metrópoles; b) Análise da distribuição e localização das atividades econômicas no espaço intrametropolitano; e c) Análise da evolução da mancha urbana das Metrópoles.

A partir destes procedimentos metodológicos pretendeu-se contribuir na compreensão das transformações pelas quais passam nossas grandes cidades nas suas dimensões demográfico-espacial, econômico-espacial e físico-espacial.

Com a análise da distribuição e deslocamento populacional no interior das metrópoles foi possível apontar para onde a metrópole está crescendo, levando em consideração que existe uma forte relação entre estes deslocamentos e estruturação do espaço urbano. Esta exploração empírica sobre a dinâmica populacional no nível municipal foi realizada a partir de dados Censo de 1991, 2000 e 2010 e utilizou variáveis como volume de população, taxas de crescimento, saldos e taxas migratórias. A análise aponta que as áreas centrais das metrópoles (no caso os municípios-núcleos), historicamente tidas como destino dos principais fluxos migratórios, inclusive de longa distância, têm perdido população para seu entorno. Essas mudanças nas tendências de movimento das pessoas no espaço intrametropolitano, com um aumento também da importância dos movimentos chamados temporários (movimento pendular) indicam, segundo a tese, uma complexificação do fenômeno metropolitano, onde variáveis como “distância” e “densidade” adquirem maior relevância analítica na compreensão do processo de metropolização.

A análise da distribuição e localização das atividades no interior dos espaços metropolitanos brasileiros e sua possível relação com a estruturação do espaço urbano no contexto de reestruturação econômica,aponta muito mais para uma redistribuição das atividades produtivas (sobretudo indústria e serviços) do que para uma desconcentração ou dispersão dessas atividades urbanas. Esta análise foi realizada utilizando dados do Cadastro de Empresas do IBGE (CEMPRE) e da Revista Exame, através da publicação Maiores & Melhores.

O objetivo da análise da evolução das manchas urbanas foi identificar as tendências de evolução da ocupação territorial das metrópoles nas últimas décadas. Essa mancha, por sua vez, é considerada uma proxy, ou um indicador, da materialização da produção do espaço físico na escala metropolitana. A investigação aponta que a evolução da mancha urbana apresenta indícios da conformação de espaços urbano-metropolitanos cada vez mais espraiados implicando possivelmente em crescentes custos e problemas logísticos para a provisão de serviços públicos de infraestrutura essenciais à vida em cidade. Há, portanto, tendências à formação de espaços urbano-metropolitanos fisicamente mais “dilatados” em torno dos núcleos históricos.

A tese aponta ainda que há diferenças significativas no modo como cada metrópole experimentou esse crescimento ao longo do anos, revelando e consolidando diferentes tempos e espaços no processo de evolução espacial das metrópoles no Brasil. Com isso, ganha importância os estudos comparativos para entendermos como estas diferenças resultam de processo diferentes no contexto de intensificação da urbanização metropolitana.

Faça o download dos mapas da evolução da mancha urbana das metrópoles:

Belo Horizonte

Belém

Brasília (RID-DF)

Curitiba

Florianópolis

Fortaleza

Goiânia

Porto Alegre

Recife

Rio de Janeiro

Salvador

São Paulo

Vitória

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: